terça-feira, 12 de janeiro de 2016

O melhor do mundo não é melhor do mundo!


Nesta segunda-feira (11) Messi ganhou sua 5ª Bola de Ouro e maquiou mais uma vez a disputa de Melhor do Mundo da FIFA. Se eu contar com sua leitura, vamos poder debater sobre o mecanismo falho de escolha do verdadeiro melhor jogador do mundo, visto que atualmente o melhor não é o melhor.

Antes de mais nada: Você é a favor do prêmio por merecimento ou por festa? 
Se sua escolha tiver sido "merecimento" continue a leitura, se for por festa 
pode partir para outra postagem.

Como é o mecanismo atual de escolha do vencedor?

R: Técnicos e capitães das seleções nacionais de todos os países filiados a FIFA mais um jornalista de cada país votam em três jogadores para Melhor do Mundo.

1ª escolha: 5 pontos
2ª escolha: 3 pontos
3ª escolha: 1 ponto

Como o mecanismo é falho?

R: Simples, eu voto em três jogadores que eu gosto, não necessariamente os melhores, mas os que eu mais gosto. Os que eu não gosto, não os coloco nem em terceiro lugar. Logo, jogadores que realmente seriam os melhores deixam de estar presentes em rankings de jornalistas, jogadores e técnicos.

Exemplos?

Messi = Nunca votou em Cristiano Ronaldo nem quando o Gajo conquistou a sonhada Bola de Ouro. 2015: Votou em Suárez, Neymar e Iniesta.
CR = Nunca votou em Messi nem mesmo quando era unânime (ainda é). 2015: votou em Benzema, James e Bale.

E os jornalistas?

A maioria dos jornalistas votam de forma razoável, por exemplo o Cléber Machado (representante do Brasil) votou em Messi, Cristiano e Neymar, exatamente na ordem final. Mas também há votos estranhos como do Azerbaidjão que votou em Neymar, Suárez e Lewandowski. Além dos votos patriotas como do Marfinense que votou em Yaya Touré como melhor do planeta, seguido por Messi e Vidal.

E como você acha que deveria ser?

Muito complicado ausentar os jogadores da própria festa, mas uma avaliação técnica deveria acontecer, os jornalistas (em sua maioria) fazem esta análise e votam de acordo com o rendimento de cada jogador com seu time no ano, mas ainda acontece de alguns votarem por patriotismo ou gosto.

Entretanto, os jogadores e técnicos acabam votando com patriotismo ou rivalidade, deixando os verdadeiros concorrentes de fora de suas listas, confundindo a votação. Infelizmente a FIFA não pode se dar ao luxo de ocultar os votos, seria bombardeada com pedidos de transparência. Com isso a maioria dos eleitores votam de forma tímida e pisando em ovos para não gerar crise em seus elencos e não dar assunto aos programas de TV de seus países.

Como Messi engana?

Calma, não é o que você está pensando. Apenas digo que Messi ganhou 5 vezes nos tempos de FIFA Ballon D'or com o sistema que eu acabei de passar, votar no Messi é muito bom. Coloca ele entre os três e os outros dois da sua equipe ou seleção e está tudo bem. O voto virou político, não é errado votar no Messi, apenas não é legal votar no seu companheiro ao invés do rival que fez uma temporada (visivelmente) melhor.

O problema é que quando Messi sair do cenário, se não aparecer outro tão unânime quanto ele, nós vamos ver votos aleatórios movidos por nacionalidade do capitão e presença no próprio time. Não sei se deu para entender, mas a disputa ficará equilibrada e enquanto não for analisado de forma fria e com a razão.

Escolhas curiosas (*escolhi apenas 1 representante de cada tipo de voto):

Capitão:
Widriako (Nova Caledônia)  – Iniesta, Ibrahimovic, Benzema

Técnico:
Gerd Zeize (Myanmar) – De Bruyne, Kroos, Thomas Muller

Jornalista:
Praad Saanju (Fiji) – Mascherano, Thomas Muller, Kroos

Seja por rivalidade ou por gosto, o ranking final é minado por sentimentos e não por razão. Que fique claro, sou totalmente a favor de Messi com o Ballon D'or 2015. Até a próxima.

Um comentário:

  1. Mais um exemplo para votos corporativistas: Kompany em 2015: Hazard e De Bruyne.

    ResponderExcluir