segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

O futebol carioca precisa, acima de tudo, de seus torcedores


O futebol carioca teve o ano de 2015 como daqueles que os torcedores tentarão não se lembrar por muito tempo. Campanhas fracas, todas abaixo do esperado (com exceção do Botafogo), resultados ruins, reforços sem resultado e com médias de público baixas.

O terceiro rebaixamento do Vasco escancarou mais uma vez a tempestade em que vive o cruzmaltino nos 
últimos anos. Apenas 13 pontos conquistados no primeiro turno praticamente decretaram a queda. Só a conquista do estadual e vitórias importantes em clássicos "salvaram" o ano vergonhoso. Vexames em São Januário, dívidas, imagem manchada (falácias de Eurico Miranda) dentre outras coisas.

Flamengo e Fluminense fizeram um ano abaixo das expectativas, e terminaram o Brasileiro a míngua, já pensando em 2016. Péssimos resultados em casa de ambos, contratações mal sucedidas (Ronaldinho pelo Flu, Ederson e Marcelo Cirino pelo Flamengo), e sem sucesso em nenhum campeonato disputado.

Além das más campanhas, esses três expoentes do futebol carioca precisarão de seus torcedores mais do que tudo nessa temporada. Um dos principais patrocinadores nessa temporada, a Guaravita já afirmou que não vai mais investir nos clubes, devido a crise financeira no país. A empresa, que injetou R$ 50 milhões em 2015, poupará R$ 58 milhões em 2016.

O Botafogo foi a pequena luz em 2015. Fez um ótimo estadual (campeão da taça Guanabara e vice-campeão), e campeão da Série B. Tudo isso com um elenco montado a dedo, com corte de gastos e técnicos experientes (René Simões e Ricardo Gomes comandaram o alvinegro). O Botafogo tem a segunda maior dívida entre os clubes. Para 2016, a meta é a mesma: gastar pouco, pagar dívidas e torcer por bons resultados.

Por todos esses motivos, os grandes do Rio precisam se planejar para alcançar bons objetivos em 2016. Todos eles já estão se reforçando, mantendo peças importantes, cortando gastos redundantes, procurando patrocinadores em tempos difíceis e buscando títulos e expressividade na temporada que se segue.

Flamengo e Fluminense terão a Primeira Liga a ser disputada, e podem se beneficiar financeiramente da mesma, além do marketing e uma espécie de pré-temporada para o Brasileiro; entretanto, não terão o Maracanã, que estará a serviço das Olimpíadas, e farão seus jogos em Volta Redonda e Macaé, precisando ainda mais do seu torcedor, por atuarem "fora" de seus domínios.

Os quatro grandes do Rio não podem brigar por rebaixamento todo ano, mas sim por título e Libertadores, pela camisa e tradição que carregam. O torcedor carioca quer e precisa ver seu time ganhar os holofotes em 2016. Mas vai precisar acima de tudo, de paciência, grito na garganta e povoar os estádios cariocas.


Fontes: 
<http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2016/01/02/partiu-eua-mecenas-do-rj-abandona-cariocas-e-times-perdem-r-58-mi-em-2016.htm>

Nenhum comentário:

Postar um comentário