segunda-feira, 15 de junho de 2015

O esporte como mecanismo do desenvolvimento social na infância


Olá meus amigos leitores, volto com um tema bem interessante, a importância do esporte na interação social das crianças, que em sua maioria preferem estar com o computador do que com a bola. A saúde em risco é apenas a física? Ou a mental também?

Nos últimos anos, passamos a discutir o perigo de deixar crianças se divertindo na rua, trocamos a areia pelo tapete de casa, trocamos a bola pelo tablet… Por outro lado, trocamos a vida saudável por uma bomba relógio interna.

Entretanto, o que estamos deixando de visualizar é a perda de contato social da criança. Ir a escolinha de futebol, brincar no pátio do condomínio ou na pracinha do bairro, ainda são opções viáveis para os pais modernos que não querem que os filhos brinquem na rua como até a década passada.

O momento da criança no esporte é muito benéfico para a saúde mental e física, ela deve praticar para desenvolver habilidades motoras, porém habilidades de interação também, saber se comunicar melhor com os outros, saber perder ou ganhar, entender que não é apenas os pais que são seus líderes, aprender a lidar com a falha e com o êxito, entre outras coisas que não são apenas físicas, são mentais.

O respeito é outro ponto importante. É notável a diferença de crianças que praticam esporte com as que não praticam, sem querer elas se organizam com mais praticidade quando estão em grupos, ao receber ordem, entendem mais facilmente. Tarefas em grupo geralmente são realizadas com mais facilidade também. O respeito com um líder, com a tarefa e com o compromisso são mais percebidos em crianças que praticam algum tipo de esporte.

Inserir o filho em condições de desenvolvimento social é importante para o crescimento. Algumas dicas para pais super protetores que podem ajudar o desenvolvimento do filho:
- Não interferir de forma negativa nas ações do filho em jogos ou modalidade esportiva.
- Não ir ao treino/amistoso do filho para tentar orientar, o técnico já é o responsável, isso vai misturar a cabeça dele, deixe o técnico do time usar a autoridade dele e em casa deve haver incentivo.
- Deixar os filhos em ambientes com outros amigos é importante, ele conhecerá outras culturas, se misturará com histórias de vida diferentes da dele, que aprenderá a separar cada informação.

Ainda existem outras formas de melhorar a rotina social de cada criança, essas são algumas que passam despercebidas pelos pais por causa do super protecionismo. Deixar as crianças descobrirem o mundo é uma opção normal, elas devem explorar e entrar em contato com novas pessoas. A autoridade do professor, do técnico, do ou diretor faz com que a criança aprenda a lidar com o certo e o errado fora de casa, é um ponto a ser lembrado também.

OBS: Digo todas essas palavras, mas também peço que veja bem onde matricula o seu filho, existem muitas pessoas com dinheiro construindo grandes centros, mas que não entendem nada de educação, saiba onde está colocando, vá ao local, visite as instalações, converse com os funcionários, entenda a filosofia da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário