quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Notas da Semana #02


O Esporte Interativo está tentando tirar o futebol brasileiro da Globosat, mas o sistema que impera há décadas está resistente, apenas os clubes podem mudar essa história e começar a passar a perna na Globo, que provavelmente deverá atacar posteriormente cada clube que trair sua organização, basta esperar e ver.

A proposta de Premier League da Esporte Interativo

O canal Esporte Interativo foi comprado pela TBS (Turner Broadcasting System), empresa norte americana que também possui outros canais como Warner Broz TV, Space, TNT, Cartoon Network, Boomerang, TCM, o famoso canal de noticiários CNN entre outros. No ramo do esporte, a TBS administra as transmissões da NBA TV, canal oficial do basquete norte-americano.

A ideia da Turner é que as cotas de TV chegassem a 550 milhões de reais para todos os clubes juntos, divididos em três formas:

50% da cota seria dividido de forma igual
25% da cota por audiência de cada clube
25% da cota por colocação do time no campeonato

*Porém sete clubes já fecharam com a Globosat e o valor de 550 milhões diminuiria proporcionalmente.
**Seria: Corinthians, Vasco, Botafogo, Vitória, Sport, Cruzeiro e o Atlético-MG.

Proposta (normal) de citar naming rights dos estádios em suas transmissões

A Globo além de não falar nome de estádio como (Arena Itaipava, Allianz Parque, etc.) também não fala o nome do clube Redbull Brasil por causa da marca e ainda retira o nome do escudo em suas transmissões. Não entendo como os clubes ainda abaixam a cabeça para este tipo de situação.

Por outro lado, o Esporte Interativo apresentou em sua proposta a liberação normal de falar os nomes dos estádios como os clubes quiserem, aumentando a visibilidade da marca que adquiriu este direito. O Allianz Parque será Allianz Parque e não Arena Palmeiras.

Horários mais acessíveis

Outra proposta será com relação aos horários dos jogos, enquanto a Globosat pede jogos às 22h, o Esporte Interativo não pediria jogos às 22h, pelo contrário, colocaria mais cedo para que os torcedores pudessem participar sem problemas para voltar para casa.

Proposta maior do que a SporTV

Os dirigentes dos clubes afirmaram que o montante total é superior ao oferecido pela Globosat, mas não falaram em números exatos.

A Globosat faz chantagens para não perder o reinado do futebol brasileiro

O grupo alega que em caso de acerto de algum clube com o canal fechado da Turner, o pay-per-view do clube será cancelado no Premiere, diminuindo uma das receitas do clube. E em casos de dois clubes diferentes fechar com duas emissoras diferentes, o jogo entre essas equipes ficaria sem possibilidade de transmissão, visto que ambos os clubes teriam que ter a mesma assinatura para poder exibir o jogo.

A esperança é que a Turner convença de que não faltará dinheiro caso os clubes fechem o acordo, as ideias para o atual momento do futebol brasileiro são essenciais para o desenvolvimento. Após os 7 a 1 pouco se fez para mudar a realidade, Primeira Liga e Turner podem ser reflexo de mudança, basta fazer do jeito certo.

Todos nós temos medo de mudanças, por que não sabemos o que tem pra vir, mas se não mudarmos nunca saberemos. A verdade é que os jogos às 22h no meio de semana castiga o torcedor, que é incentivado a ficar em casa no sofá. Uma verdadeira ditadura, sem diálogo, impondo sanções a clubes, como obrigar Fla e Flu atuarem com times principais em um campeonato totalmente sem brilho como o atual Carioca.

Infelizmente as coisas demorarão ainda para mudar, visto que 7 clubes já fecharam com a Globosat para 2018 até 2024, mas se os outros clubes fecharem com a Turner, temos esperança de que algo possa mudar nos próximos anos. Vamos aguardar e torcer.

E aí curtiu a nossa nota semanal? Deixa o seu like e compartilha a ideia, precisamos de um futebol melhor. #JuntosPelaPrimeiraLiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário