sábado, 28 de março de 2015

A despedida do camisa 10 e etc


Na noite deste sábado (28), o meia Alex decidiu se despedir do futebol com uma partida entre alguns jogadores do Palmeiras de 99 contra um time formado por seus amigos, verdadeiro presente para os amantes do futebol. A ESPN Brasil transmitiu o jogo e, ao acompanhar, me deu uma gigante nostalgia. Me pergunto quais figuras se tornarão nosso Evair, Zico ou São Marcos?

Em tempos de modernização do futebol, estamos esquecendo que ídolos, figuras ou mitos não são formados por dinheiro. Uma imagem é construída pela natureza do futebol, uma mesclagem de simpatia com torcida, cor de um clube ou um gesto incomum em um clássico, por exemplo. Acontece que isso tudo está difícil de ser reproduzido e assistir Edmundo, Euller, Alex, Djalminha e outros, gera uma saudade de outras gerações.

Saber que uma figura como São Marcos esteve até outro dia em campo e nós, talvez, nem tenhamos aproveitado de verdade, um goleiro que poderia ter ido pra Europa, mas que preferiu ficar no Brasil e encerrar sua carreira com a camisa do Palmeiras. O que me faz questionar - daqui a 10 anos - teremos algum jogador/goleiro que atrairá público de algum clube em específico para assistir a uma partida amistosa?

Um jogador como Ronaldinho Gaúcho, foi melhor jogador do mundo, considerado por muitos o dono de um futebol arte, que quase ninguém conseguiu exibir. Entretanto, este mesmo Ronaldinho não conseguiu desenvolver o respeito por um clube brasileiro como Alex consegue hoje por Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro e qualquer rival.

Termino a minha nota com um pesar de perder mais um ídolo brasileiro, justamente em um momento de seca, de baixa, de desconfiança que o futebol brasileiro vive, além da ausência de camisas 10, Alex vai fazer muita falta. Obrigado camisa 10! Boa sorte na ESPN.

Um comentário:

  1. muito bom parabéns!
    o Alex foi merecedor disso tudo e rever esses craques juntos foi maravilhoso.
    talvez esse craque chamado Alex, tenha sido o mais injustiçado de todos por não ter tido a chance de jogar uma copa do mundo, uma genialidade como a dele, vai ser difícil de ver de novo, ou até impossível .. valeu Alex 10 !

    ResponderExcluir