quinta-feira, 30 de abril de 2015

O que o Brasil pode aprender com o Nordeste?


Olá meus bons e velhos amigos, o que aconteceu nesta quarta-feira (29 de abril de 2015) ficará na mente de muitos torcedores do Ceará e amantes do futebol como um todo, um estádio com mais de 60 mil pessoas em pleno nordeste do Brasil. O que o resto do país pode aprender com os sinais dos nordestinos com a bola?

Começaremos nosso caminho de discussões pelo cenário atual do Brasil, primeiro semestre está sendo encerrado e temos um ranking de média de público nos campeonatos pelo país, contando com Campeonatos estaduais, Copa do Brasil e Copas regionais.

Copa do Nordeste - 7 830
Paulista - 7 560
Mineiro - 5 253
Carioca - 4 954
Gaúcho - 4 334
Pernambucano - 3 999
Catarinense - 3 400
Copa Verde - 3 220
Copa do Brasil - 3 052
Paranaense - 3 038
* Fonte: Placar.com.br

Observando o número de torcedores por jogo, temos a Copa do Nordeste liderando com o Paulista logo atrás. O restante se distancia de forma notável. Destaque negativo para a Copa do Brasil, com média de 3 mil torcedores por jogo, quando já vimos grandes em campo, com o Flamengo atuando 3 vezes no torneio, por exemplo, além de ser competição nacional.

A presença maciça da torcida é importante demais para o crescimento de um clube e de um campeonato. Mesmo que não seja por sócio torcedor, mas ter a casa relativamente cheia em dias de jogos, faz com que o clube arrecade mais e chame mais a atenção para patrocinadores, um efeito dominó que não tem contra indicação.

Tendemos a comparar nosso futebol com o da Europa, mas não deveríamos. A cultura da torcida brasileira, em sua maioria, está muito longe da europeia. Lá, a torcida compra o carnê de ingressos no início da temporada, independente da situação do seu clube, no Brasil é o inverso, o ingresso só será adquirido de acordo com o rendimento do time em campo. Isso é um fato e um câncer para o futebol brasileiro.

Se não podemos lutar contra algumas ditaduras, como a Rede Globo e a CBF, podemos ajudar o nosso clube a se estruturar e enfrentar suas barreiras econômicas com menos drama, o nordeste mandou o recado, isso é possível. Temos que ter coragem de ir ao estádio, sair do sofá, enfrentar a situação adversa da tabela, caso necessário.

Os campeonatos precisam mudar e isso não é nenhuma novidade, mas os torcedores podem fazer a parte deles, se de repente temos uma luz de melhora nas competições, os clubes já estarão com a base pronta para melhorar ainda mais. Ter a casa arrumada é a primeira etapa, a torcida é a família.

A Copa do Nordeste ainda vai crescer mais, a volta é recente, mas já está criando uma paixão entre os torcedores nordestinos. A união dos clubes do nordeste (que pode ser outra discussão) é essencial para o crescimento do futebol na região, visto que é difícil conseguir recursos para clubes daqui.

Parabéns ao Ceará pelo título da Copa do Nordeste, parabéns as torcidas do nordeste que estão de parabéns. A festa de 2015 foi linda demais. 2016 está logo ali. No RN, ABC e América representarão o estado. Arena das Dunas e Frasqueirão com missão de fazer bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário