sábado, 11 de abril de 2015

5 motivos para Messi ser maior do que Pelé


Olá amigos, inicialmente peço desculpas pelo título um pouco sensacionalista, mas no fim é o que melhor representa o meu post. Quero destacar o que Pelé tem a ver com Messi ou Cristiano Ronaldo, hoje eu vou expor para vocês a minha humilde opinião sobre as comparações entre jogadores de décadas diferentes e o futuro de Pelé e cia. O post é apenas o resumo de 5 pontos cruciais na comparação entre jogadores de épocas diferentes, aqui vão eles:

1 - Quem vive de passado é museu

Se me perguntarem quem foi Pelé eu vou gaguejar bastante para explicar, eu não vi e não saberei responder com tanta certeza como alguém que viveu sua época. Um dia essas pessoas não estarão mais aqui, ou seja as testemunhas oculares não estarão mais presentes, então será história por história.

2 - No esporte a emoção fala mais alto do que a razão em 95,54% dos casos

Continuando o ponto número 1 digo que por mais que tenham fotos, números e vídeos de jogadores como Pelé e Maradona, as pessoas não sentirão arrepios, talvez um ou outro, mas a grande maioria não. Isso vai refletir em mais esquecimento. Sem fanáticos, sem público, sem audiência.

3 - Seleção x Clube

Por mais que Pelé tenha se destacado no Santos e Maradona no Napoli, são fotos e vídeos com camisa de suas seleções que chamam mais a atenção, isso por que ambos brilharam com a seleção do seu país e foram campeões mundiais com ela. Hoje a Copa do Mundo não coloca nem o melhor do mundo da FIFA no final do ano. Messi e Cristiano não foram campeões e mesmo assim chamam a atenção há anos e outros craques que foram campeões do mundo não aparecem.

São apenas diferenças de gerações. Hoje Cristiano e Messi conquistam tudo por seus clubes, de Copa do país até o Mundial de Clubes FIFA.  Hoje é importante, não sei daqui a 30 anos.

4 - Defensores de lá e de cá

Alguns dizem que na época de Pelé os zagueiros eram amadores, não sabiam se comportar frente ao “Rei do futebol”, alguns dizem que hoje em dia é bem mais difícil e por isso Messi é o novo “Rei do futebol”. Pior que vejo comentários sobre Messi, que me lembram os de Pelé, falam que os zagueiros respeitam demais o argentino e que “andam para trás” quando precisam dar o bote no argentino.

5 - Tecnologia

Obviamente, outro ponto super importante na comparação de épocas. O avanço tecnológico nos entrega um cenário completamente diferente nos dias atuais. Estudiosos da área melhoraram a bola, a chuteira e entenderam os gramados que os atletas atuam. Ainda temos o estudo dos corpos e o reflexo no tipo de treino para cada tipo de jogador, resultando em treinos mais subjetivos partindo do estilo de jogo de cada atleta.

Resumindo, os tempos vão passar, os reis do futebol vão mudar, não adianta comparar. Com o desaparecimento do público que viu Pelé, ele perde espaço entre torcedores, fica mais difícil concorrer com Ronaldinho Gaúcho, Zidane, Messi, Cristiano e etc… Os jovens de hoje em dia têm esses como ídolos e serão os nossos Pelés, já que não tivemos oportunidade de torcer ou assistir a partidas do Pelé em campo.

E aí, o que acha das comparações entre jogadores de épocas diferentes? Deixe sua opinião nos comentários.

Um comentário:

  1. uma vez esse assunto já surgiu numa roda de conversa.
    Analisando bem a era pele e a era messe são totalmente distintas, hoje a tecnologia permite que a bola, chuteira, luvas, roupas, gramado, academias tragam mais eficiência para o atleta.

    na época do pelé nao tinha tanta tecnologia e os elementos que citei eram mais brutos em relação a hoje.

    minha opinião, que pode estar errada, não considero que um seja melhor que outro, mas cada um foi o melhor da geração.

    ResponderExcluir