segunda-feira, 20 de abril de 2015

Acima de tudo e de todos: Santos e Palmeiras!



Desde o início do campeonato paulista os favoritos certos a conquistarem o título eram Corinthians e São Paulo, por questões técnicas, elencos mantidos e a força por estarem na Libertadores. O Palmeiras também tinha uma pontinha de favoritismo pela vasta gama de contratações e renovações em seu elenco, comissão técnica e diretoria. O Santos largou muito, mas muito atrás, com nova diretoria, peças perdidas, técnico em estado duvidoso e um mar de dívidas.

Está mais claro que futebol se ganha no campo. E foi assim que Santos e Palmeiras chegaram a final contra tudo e todos. Após serem boicotados de vários jogos da Globo por conta da audiência (O Peixe chegou a ter somente um jogo transmitido na TV aberta em todo o estadual, justamente contra o Verdão, este, que também só foi ao ar em clássicos.), Santos e Palmeiras chegam a final do maior estadual do país após baterem São Paulo e Corinthians, respectivamente, num estadual que não tinha seus 4 grandes juntos em uma semi-final desde 2011.

O Santos é quem mais impressiona. Chegou a incrível marca de 7 finais seguidas, algo inédito no futebol paulista. Desde 2009, nas 6 finais que disputou, conquistou um tricampeonato no triênio 2010-2012 e terminou como vice nas duas últimas edições. Após perder peças importantes como Aranha, Arouca, Edu Dracena, Mena, entre tantos outros, o time da baixada santista passou por uma renovação e a meta era pagar as dívidas e economizar bastante em 2014. Em sua primeira entrevista, Modesto Roma Junior, presidente eleito, afirmou que o elenco era bom e que tinha condições iguais de disputar títulos em 2015 com qualquer time. Com a saída de Enderson Moreira, Marcelo Fernandes assumiu o time como interino. O início foi tão bom, com duas vitórias em dois jogos, que o técnico foi efetivado. Até aqui, são 7 vitórias, 2 empates e 1 derrota, mostrando que a saída de Enderson no meio do campeonato por questões internas não abalou a equipe dentro do campo.

Já o Palmeiras mostra o resultado de um trabalho que vem sendo muito bem feito por Oswaldo de Oliveira. Com elenco totalmente renovado, o clube demorou um pouco a engrenar de fato, vencendo mas não convencendo. Até que venceu o São Paulo por 3x0 em seus domínios e a confiança aumentou. O verdão venceu 10 dos 15 jogos da primeira fase, e a boa fase traz o torcedor para seu estádio e alavanca mais ainda o sócio torcedor que mais cresce no Brasil. O clube terminou 2014 com 28.988 sócios e até aqui já conta com mais de 110 mil sócios. É mole? Ainda por cima, conseguiu a enorme façanha de eliminar o Corinthians em Itaquera nos pênaltis, estádio o qual o clube não perde desde o primeiro jogo oficial contra o Figueirense em maio do ano passado.

Palmeiras e Santos farão uma final digna de um grande campeonato. Vem mostrando até aqui que vão dar trabalho sim no brasileiro se continuarem com esse futebol. O Palmeiras ainda que em construção, conta com a vasta bagagem de Oswaldo e de alguns jogadores para por a casa em ordem. Marcelo Fernandes ainda inexperiente, conta com Robinho, Ricardo Oliveira em grande fase para passar experiência para os mais jovens do elenco santista.

Novamente no paulistão teremos uma grande final. E que vença o melhor!

Quem é o favorito? Quem chega na frente? Opine e comente.

Fontes: Movimento por um futebol melhor.

Leia outros textos como este no blog Café Esportivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário