segunda-feira, 30 de março de 2015

Meu sonho olímpico não está no quadro de medalhas


Lembra da candidatura do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos? Pois então, esses jogos já acontecerão próximo ano. Todos os esportes olímpicos serão praticados no Brasil por pelo menos algumas semanas, mais do que o quadro de medalha, o Brasil deve investir na herança dos Jogos Olímpicos.

Há alguns anos, o Rio de Janeiro se prepara para receber mais de 18 mil atletas de todas as modalidades, para o maior evento esportivo do mundo, às Olimpíadas. Se as obras estão caminhando? Estão, do jeito brasileiro, com atrasos e tudo mais, mas com otimismo estarão todas finalizadas no tempo certo.

Serão 33 locais utilizados para a competição, desde a Vila Olímpica até o campo de golfe. Ao todo mais de 6 bilhões de reais estão sendo gastos para a construção de tudo. Parceria entre Governo Federal e Municipal, além de parceria Público-Privada. Como por exemplo a vila olímpica que conta com 31 prédios, com 3.604 apartamentos, estão no meio da parceria público-privada. Após os jogos os prédios se tornam condomínio para as construtoras.




A herança dos jogos

Um país quando recebe qualquer tipo de competição a nível mundial ou continental, se prepara e constrói ambientes esportivos modernos, com equipamentos de última geração. Cabe ao país saber utilizar estes equipamentos após a competição e transformar os ambientes, que foram locais de competição por algumas semanas, em locais de treinamento e preparação da delegação brasileira.

Gostaria que a classe política, pelo menos uma vez, tivesse compaixão por nosso esporte, desde a base até o profissional. Que entendam como é importante utilizar essa estrutura que está sendo construída para que o futuro de atletas recém formados seja melhor do que a realidade atual, para que crianças tenham acesso a equipamentos e locais adequados para treino.

O Brasil vai se destacar no quadro de medalhas, pode ser que seja uma das melhores colocações da história, isso é aposta minha. Entretanto, é preciso mais do que isso, é preciso pensar no futuro, em mudar a visão do esporte brasileiro, de criar um vínculo entre gerações, para que o uso do esporte se torne cultural.

Como graduando na área, eu torço para que professores de Educação Física sejam valorizados e estejam em contato com um cenário propício para uma boa aula e uma ótima assistência aos seus atletas e alunos. 

Boa sorte ao Rio de Janeiro, como sede das Olimpíadas, mas boa sorte mesmo ao povo do Rio de Janeiro, que merecem utilizar estes espaços após os jogos e que não se tornem um anexo da África, cheio de elefantes (brancos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário