segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

O futebol respira por aparelhos no Rio Grande do Norte


Olá amigos, estamos há menos de 2 meses para o começo dos campeonatos estaduais, alguns deles em crise política (RJ) e em outros os times estão desistindo por falta de verba (RN), outro dia já escrevi sobre os patrocínios de prefeituras para clubes de futebol, agora com a ausência das verbas, os times começam a desistir de atuar na edição de 2016.

Problemas

O Santa Cruz foi o primeiro a sinalizar com a saída da edição 2016 por fatores financeiros. O principal patrocinador do clube, a prefeitura municipal, não vai poder investir no time na próxima temporada e o presidente já sinalizou a retirada do time que começou a atuar no campeonato na década passada.

O Potiguar de Mossoró e o Corintians de Caicó são dois candidatos a também sinalizarem suas retiradas do campeonato de 2016. Se isso acontecer, apenas 7 times vão disputar o certame. Ambos com problemas financeiros.

Ausência de atenção da CBF

A CBF que vive uma de suas piores crises políticas da história, contando com investigação dentro e fora do Brasil, não tem criatividade para criar uma estrutura de vida para os clubes de futebol profissional no Brasil. Um clube que sobrevive para atuar um mês e meio, no máximo dois meses de campeonato, não vai resistir mais cedo ou mais tarde.

No Rio Grande do Norte, esses clubes que atuam no primeiro turno e não consegue a classificação, não jogam mais o restante do ano, isso contabiliza um ou dois meses de preparação de elenco, pagando salários e contendo custos normais do clube, para atuar um mês e meio. Como querer que um clube viva assim por anos?

Cedo ou tarde os clubes iriam cair perante a ausência dos recursos de prefeitura e governo do estado. A CBF, que tenta ressurgir além das prisões e investigações de corrupção, terá que pensar e repensar ações para todos os clubes profissionais possuírem um calendário que possa sobreviver o ano inteiro, mesmo que seja torneios regionais de pontos corridos, mas com apoio da entidade máxima do futebol nacional, que possui muito, mas muito dinheiro para isso.

Fica o sentimento de tristeza com o campeonato se desmanchando e uma CBF sufocada pela corrupção. Que venham dias melhores. (Comenta ~ é de graça ~).

Nenhum comentário:

Postar um comentário