domingo, 9 de agosto de 2015

Não quer ajudar, tudo bem, mas não atrapalhe!


Olá amigos do IDB, venho escrever algumas linhas sobre a dona RGT, conhecem? Não? Pois é, seria assim que a Rede Globo de Televisão se identificaria se utilizasse o padrão das transmissões no ramo esportivo. O Allianz Parque se transforma em Arena Palmeiras, a Red Bull Racing se transforma em RBR, Red Bull Brasil em RB Brasil, Arena Itaipava Fonte Nova se transforma em apenas Fonte Nova, são três exemplos claros da atitude da emissora em omitir os nomes das marcas que pagaram caro em adquirir os "naming rights".

Na imagem de introdução deste post você pode visualizar a edição da equipe dos canais SporTV, alterando o escudo e o nome do clube paulista Red Bull Brasil, retirando o nome da marca no escudo e abreviando o nome do time. Abaixo disso, alterou o nome do Allianz Parque para Arena Palmeiras, como citei na introdução.

Fico decepcionado com este tipo de atitude. Fragiliza todos os projetos que necessitam do apoio dessas empresas, em sua maioria, multinacionais para dar suporte financeiro ao clube e evoluir posteriormente. A RGT costuma adquirir quase todos os campeonatos nacionais, fazendo o mesmo procedimento em qualquer oportunidade.

Agora a própria Itaipava planeja deixar as arenas do Brasil, por não valer a pena a compra dos "namings rights". O Palmeiras mesmo com todo o projeto de marketing para o nome Allianz Parque, com a principal mídia do país agindo contra, tem certa dificuldade de emplacar o nome, mas certamente tendo mais sucesso do que qualquer outro projeto no Brasil.

Infelizmente, muitos clubes (quase a maioria) dependem das cotas de TV e são reféns da RGT, mas fica a indignação dos torcedores e dirigentes desses clubes com a conduta da emissora em não pronunciar as marcas. O lado bom é que outras emissoras vêm ganhando espaço no decorrer dos últimos 3 anos, entrando na briga para adquirir os direitos de Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil, etc.

Espero que tenha sido útil para quem não sabia que isso acontecia, para que fiquemos mais de olho neste tipo de coisa. Fica a dúvida também de como a RGT identificará uma possível mudança de nome no estádio do Corinthians, que já é conhecido por Itaquerão e um estádio novo do Flamengo com uma possível parceria. Talvez os dois clubes forçando uma mudança de conduta, algo aconteça, por enquanto tudo continua do mesmo jeito e os clubes perdem valor para negociar imagens de seus cenários.

Se você souber de mais exemplos deixe nos comentários do post ou da nossa página do Facebook.

3 comentários:

  1. Ah, na Copa Audi eles chamaram de Torneio de Munique.

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  2. Não lembrei dessa amigo, boa colaboração! Haha

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  3. Essa ideia tola que no Brasil qualquer ajuda financeira (desde que sejam devidamente fiscalizadas conforme a lei) de empresas privadas soa como algo ilegal. Isso só demonstra o "amadorismo" e falta de respeito com tais empresas. Fica então a pergunta: Os clubes vão passar a vida inteira pedindo "migalhas" ao Governo para "esquecer" suas dívidas?

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