sexta-feira, 10 de outubro de 2014

A ditadura do apito


O futebol passa por um momento de reflexão, em todos os lugares do planeta os árbitros estão aparecendo mais do que os jogadores em 1/3 das partidas. Isso é um fator preocupante, visto que deveria passar despercebido, vai para a partida apenas para aplicar a regra, deixa a câmera para os jogadores driblarem e comemorarem (se puder..)

Um post no sentido de atenção, quero apenas virar o debate para o que anda acontecendo no nosso esporte amado. Os resultados não passam mais a realidade do jogo e não é por causa de sorte, é falta de profissionalismo ou qualidade mesmo. Os árbitros não são profissionais, no sentido da palavra, e acabam prejudicando o espetáculo com erros absurdos.

É falta de profissionalismo ou qualidade?

Atualmente, todos nós sabemos, que os árbitros não recebem um salário fixo para sobreviver apenas da atividade. Logo, fica difícil pedir a um árbitro que passe dias e noites estudando o que você faz. Como pedimos ao advogado, ao médico, ao professor. Enfim, começo a sentir que eles não estão atuando mal intencionados, começo a acreditar que é falta de qualidade mesmo, não sabem o que estão fazendo ou não estão preparados o suficiente. E isso é preocupante, já tivemos pênalti marcado fora da área e sem ser falta. Já tivemos impedimentos ridículos não marcados, decisão de campeonato (carioca) decidido por um gol (inválido) no final do jogo. 2014 está sendo um dos piores anos da arbitragem no Brasil e no mundo, pode até ser impressão minha.

E a tecnologia?

Até agora, a Copa do Mundo demonstrou um exemplo maravilhoso de uso da tecnologia. Os sensores de linha do gol auxiliaram de verdade e pelo menos no quesito "entrou ou não entrou" nós não fomos enganados. Mas não tenho esperança de que vai ser utilizado da forma que foi pelos campeonatos do mundo, talvez a UEFA implante. Mas acredito que tem que ser estudado e barateado mais, atualmente é uma soma de aparelhos para implantar o recurso.

Como a Major League Soccer pode ajudar?

Alguém aí já assistiu a uma partida de Futebol Americano Universitário? Quem puder assista, é um exemplo. Os esportes universitários norte-americanos dão um show de espetáculo e organização simultaneamente. Agora é a vez da MLS, liga de futebol dos EUA ajudar ao resto do mundo. Temos a NBA, como ideal para o basquete mundial, temos o Hóquei no Gelo também, temos o Beisebol, temos a NFL como o futebol americano e toda a sua tecnologia, dentre outros. Todos os esportes recebem investimentos e são organizados da melhor maneira, produzindo um espetáculo incrível. Talvez o futebol receba esses cuidados e em alguns anos teremos uma influência da liga americana de futebol em alguns pontos de uma partida de futebol.

A ditadura do apito

Estou um pouco enojado como a forma é tratada no cenário do futebol, atualmente um árbitro não pode ser questionado, aplaudido, nem muito menos receber uma careta, etc. Atualmente são 05 árbitros atuando na partida, um principal, dois assistentes (bandeirinhas), mais dois assistentes que ficam ao lado de cada gol, sem contar com o 6º que organiza os bastidores. São SEIS árbitros e mesmo assim acontecem erros ridículos. Impedimentos claríssimos, faltas que não aconteceram, bola que bate na trave atravessa mais de 30 cm de linha e o assistente do lado, e na linha do gol, não enxerga. Reclamar não adianta, apenas contará mais um cartão amarelo para a súmula.

O meu destaque de todos é o jogador receber amarelo por interpretação do árbitro, por exemplo: Simulação, nem sempre o jogador realmente simulou, talvez ele até tenha tropeçado em algo e caiu, o árbitro aplica o cartão por que interpretou que é amarelo. Aplausos, jogadores que gostam de aplaudir o árbitro quando este aplica alguma punição a sua equipe, o árbitro interpreta como "ironia" e amarela o atleta. Dentre outras, como a mão na bola e bola na mão.

A verdade é que o futebol precisa passar por uma reformulação urgente, antes que caia na mesmice. Os árbitros precisam de uma reciclagem. As regras precisam ser reelaboradas e clareadas, visto que a interpretação tem que ser mínima. Não podemos continuar com definições a critério do árbitro, isso pode ser ruim para o próprio nome, ir do céu ao inferno em uma única partida por que interpretou da maneira que ele quis algum lance crucial.

E a melhor profissão será a de comentarista de arbitragem, vê tudo pela TV com direito a replay e no final diz se foi ou não e se o árbitro errou ou não. Assim fica fácil. E aí o que você acha que deve ser feito para remodelar o futebol brasileiro com relação a arbitragem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário