sábado, 6 de junho de 2015

3 motivos para Juve e Barça levarem a tríplice!


A temporada europeia vai chegando ao fim e como sempre o melhor é deixado por último. A final da Champions League é aguardada pela grande massa futebolística, visto em conta que o torneio entre clubes é o maior do planeta, por envolver grandes craques, times consagrados e as altas cifras em seu redor.

Nesta temporada de 2014/2015, Juventus e Barcelona chegam a final com todos os méritos. Tiveram adversários cascudos em todas as fases e vem de ótimas temporadas, ambos com dois títulos: Os dois campeonatos nacionais que disputam. Além disso, esta é a 7ª final para as duas equipes, com 2 troféus para a Vieja Senora e 4 para os Culés. 

Vejamos agora 3 motivos para o Barça e a Juventus levarem a 3ª taça na temporada, a mais importante de todas: a Champions League!

Juventus


Tevez está em grande fase e em ótima temporada: Carlitos voltou a fazer o que sabe: jogar bem desde os tempos de Boca, Corinthians, United, etc, etc. É sem dúvida o grande destaque da Vecchia Senora nesta temporada com 27 gols ao todo (20 no italiano e 7 na Champions), juntamente com Morata, marcando nas semis e nas oitavas de final. Além disso, o craque argentino é referência no time de Allegri e pode ajudar a trazer o título de volta para terras italianas, o último, ganho pela Internazionale em 2009/10.

A ótima temporada da Juventus: Vencer o Campeonato Italiano com sobras pela quarta vez consecutiva e com 4 rodadas de antecedência é para poucos. A Juve também venceu a Copa da Itália em cima da Lazio e agora está a um passo de conquistar a tão sonhada tríplice coroa. Em 38 jogos pelo nacional foram incríveis 26 vitórias e apenas 3 derrotas. Pela Champions, as dúvidas surgiram com dois reveses para Olympiacos e Atlético de Madrid na fase de grupos, contudo, o clube não perdeu mais até aqui, conquistando 7 triunfos e 3 empates. A ótima temporada até aqui pode aumentar os ânimos dos comandados de Massimiliano Alegri para conquistar a terceira taça.

Quebra de jejum e oportunidade histórica: A Juventus chega de uma maneira inédita a final. Não que a equipe não fosse capaz de tal mérito, entretanto, era visto como a última força entre os 4 semi-finalistas. Bateu o Real dentro de casa e arrancou um empate no Bernabeu conseguindo a classificação e calando a boca dos jornalistas que davam a classificação dos merengues como certa. A Vieja Senora não chegava a final da Champions desde 2002/03 e a última conquista ocorreu na temporada 1995/96, exatos 19 anos. Juntando esses dados a possibilidade de trazer a terceira orelhuda para Turim, a Juve pode bater o incrível Barcelona de Messi, Neymar e Suárez, que vem quebrando recordes, e fazendo história no futebol espanhol.

Barcelona


Messi: Ele está entre nós: Assim como Tévez está em grande fase pelos bianconeros Lionel Messi está em grande fase para os culés. Segundo o site Goal.com Messi tem 56 gols na temporada, sendo 43 pelo Espanhol, 10 pela Champions e 5 pela Copa do Rei. Além de goleador, o craque também está exercendo a função de garçom muito bem. Já são 25 assistências na temporada, números altos comparados com as temporadas anteriores. La pulga pode se tornar o primeiro a ser 5 vezes o artilheiro da Champions, superando Gerd Muller que o foi em 4 edições. Olho no argentino!

O Barça também está em ótima temporada: O Barcelona de Luís Henrique está em uma vislumbrante temporada. Campeonato espanhol ganho com sobras em cima do Real Madrid e na casa do rival Atlético, vingando a temporada passada. Além disso, Messi e companhia venceram a Copa do Rei em cima do Athletic Bilbao e ajudou o Barça a passar com folgas o Manchester City, PSG e Bayern, perdendo apenas um jogo nas fases eliminatórias. Pelo espanhol são 30 vitórias em 38 jogos; na Champions são 10 triunfos e 2 derrotas, com 100% de aproveitamento jogando em casa. Se continuar assim, a tríplice poderá vir para a Catalunha.

O imparável trio MSN (Messi, Suárez e Neymar): O trio que marcou a temporada 2013/14 foi o BBC (Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo). Na temporada 2014/2015 o trio sul-americano de Messi-Suárez-Neymar vem conquistando o mundo com um trio ofensivo e com números muito expressivos, marcando 120 gols até aqui. Mesmo Suárez entrando um pouco depois no time, devido a suspensão da FIFA, o uruguaio se encaixou muito bem no time de Luís Henrique e conquistou os catalães. O trio rendeu bons frutos: como já dito, dois títulos e volta a final da competição mais importante entre clubes do mundo. Se o trio continuar do jeito que está, vai ser dureza Buffon e companhia parar esses craques. O próprio arqueiro declarou o desejo de que Messi jogue como um terráqueo, e não como um alien na final.

Diante disso repito aqui uma das frases batidas nos meios futebolísticos: em final, jogo grande, não há favorito. Há quem diga que existe um leve, isso mesmo, leve favoritismo para o Barcelona. Neste momento da temporada, não consigo de fato apontar um dos dois times a mais cotado para levar a taça. Os pontos citados acima mostram o equilíbrio das duas equipes. Se por um lado a Juventus tem uma ótima defesa mesclado com bons meias e um ataque em grande fase, o Barcelona conta com um meio campo criativo e com sua poderosa linha de frente comandado por Messi. 

Uma coisa é certa meus caros: Teremos novamente uma grande final de Champions League.

Que vença o melhor.

Leia outros textos como este no blog Café Esportivo, parceiro do Idioma da Bola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário