quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Como explicar a pane de Anfield?

Não há dúvidas que o Liverpool é, até aqui, uma das grandes decepções da temporada europeia. O tradicional time vermelho faz campanha vexatória na Premier League, título que não conquista desde 1990, quando o Campeonato Inglês ainda não tinha os moldes atuais de disputa, o que só aconteceu em 1992.  Na temporada passada, apesar de não ter levado o caneco na Inglaterra, conseguiu uma vaga na Liga dos Campeões da temporada 2014/2015, tendo conquistado o segundo lugar com apenas dois pontos a menos do campeão, Manchester City.  A vaga na Liga dos Campeões não vinha há algumas temporadas e, obviamente, a expectativa era grande para que o time de Anfield conquistasse sua sexta taça do torneio. Porém, o sonho acabou precocemente. O Liverpool cai na fase de grupos com apenas cinco pontos em seis jogos. O que explica a péssima temporada dos Reds tanto em seu Campeonato Nacional, quanto na Liga dos Campeões?

O Liverpool foi eliminado da Champions depois do empate em 1 a 1 com o Basel, da Suíça

O primeiro ponto que pode ser destacado é a venda da grande estrela da companhia, o atacante uruguaio Luís Suarez. O grande condutor do Liverpool na temporada 2013/2014 e grande responsável pelo vice-campeonato inglês com 31 gols marcados foi vendido para o Barcelona por 75 milhões de libras.

A saída de Luís Suárez é um dos fatores do atual fracasso dos Reds

Depois da saída de seu grande artilheiro, era óbvio que o Liverpool tinha que trazer jogadores que pudessem repor à altura a saída do uruguaio. Com o dinheiro da venda, vários jogadores chegaram a Anfield. O zagueiro croata Dejan Lovren, o meia Adam Lallana e o atacante Rickie Lambert chegaram oriundos do surpreendente Southampton; a jovem promessa Lazar Markovic veio do Benfica; o lateral Alberto Moreno foi contratado junto ao Sevilla; Emre Can veio do Bayer Leverkusen e o polêmico Mario Balotelli veio do Milan para ser o substituto de  Suárez no ataque dos Reds e a nova estrela da equipe junto do eterno capitão Steven Gerrard. É, parece que não deu muito certo.

Balotelli é a grande decepção do Liverpool na temporada
A grande esperança depositada no italiano Balotelli foi se esgotando a cada atuação pífia do italiano com a camisa vermelha. O atacante ocupa as capas dos tabloides ingleses, mas não é devido ao bom futebol, mas sim por suas peripécias fora das quatro linhas e as péssimas atuações em campo. Um fracasso total. Adam Lallana é outra decepção. Reforço mais caro (25 milhões de libras), o inglês não é, nem de longe, o grande jogador que foi outrora no Southampton. Os gols e boas atuações de Rickie Lambert também ficaram em St. Mary’s. Markovic parece não ter se adaptado ao forte futebol inglês e é visto como outra decepção. Os jogadores que já estavam na temporada passada não conseguem repetir as boas atuações, temos como exemplo Phillipe Coutinho e Jordan Henderson. Daniel Sturridge, vice-artilheiro da Premier League 2013/2014 com 22 gols se lesionou no início da temporada e é considerada uma grande perda, ainda mais quando se vê os problemas no setor ofensivo da equipe.

A lesão de Daniel Sturridge representou grande perda técnica ao Liverpool

Em suma, é um time com bons jogadores, mas que não conseguem jogar coletivamente. Diante desse cenário temos, como possível culpado, o treinador Brendan Rodgers. Escalações bem questionáveis são frequentes na temporada da equipe de Anfield.
Enfim, um conjunto de fatores culmina na campanha medíocre dos Reds. Para o bem do futebol mundial, espera-se que o tradicional time vermelho volte logo aos seus tempos de glória. Será uma árdua missão, porém, o apoio da apaixonada torcida sempre será incondicional, já que entoando aos quatro cantos do planeta durante cada jogo em Anfield, ela sempre manda o recado: "You'll Never Walk Alone".

Nenhum comentário:

Postar um comentário