segunda-feira, 15 de junho de 2015

O esporte como mecanismo do desenvolvimento social na infância


Olá meus amigos leitores, volto com um tema bem interessante, a importância do esporte na interação social das crianças, que em sua maioria preferem estar com o computador do que com a bola. A saúde em risco é apenas a física? Ou a mental também?

Nos últimos anos, passamos a discutir o perigo de deixar crianças se divertindo na rua, trocamos a areia pelo tapete de casa, trocamos a bola pelo tablet… Por outro lado, trocamos a vida saudável por uma bomba relógio interna.

Entretanto, o que estamos deixando de visualizar é a perda de contato social da criança. Ir a escolinha de futebol, brincar no pátio do condomínio ou na pracinha do bairro, ainda são opções viáveis para os pais modernos que não querem que os filhos brinquem na rua como até a década passada.

O momento da criança no esporte é muito benéfico para a saúde mental e física, ela deve praticar para desenvolver habilidades motoras, porém habilidades de interação também, saber se comunicar melhor com os outros, saber perder ou ganhar, entender que não é apenas os pais que são seus líderes, aprender a lidar com a falha e com o êxito, entre outras coisas que não são apenas físicas, são mentais.

O respeito é outro ponto importante. É notável a diferença de crianças que praticam esporte com as que não praticam, sem querer elas se organizam com mais praticidade quando estão em grupos, ao receber ordem, entendem mais facilmente. Tarefas em grupo geralmente são realizadas com mais facilidade também. O respeito com um líder, com a tarefa e com o compromisso são mais percebidos em crianças que praticam algum tipo de esporte.

Inserir o filho em condições de desenvolvimento social é importante para o crescimento. Algumas dicas para pais super protetores que podem ajudar o desenvolvimento do filho:
- Não interferir de forma negativa nas ações do filho em jogos ou modalidade esportiva.
- Não ir ao treino/amistoso do filho para tentar orientar, o técnico já é o responsável, isso vai misturar a cabeça dele, deixe o técnico do time usar a autoridade dele e em casa deve haver incentivo.
- Deixar os filhos em ambientes com outros amigos é importante, ele conhecerá outras culturas, se misturará com histórias de vida diferentes da dele, que aprenderá a separar cada informação.

Ainda existem outras formas de melhorar a rotina social de cada criança, essas são algumas que passam despercebidas pelos pais por causa do super protecionismo. Deixar as crianças descobrirem o mundo é uma opção normal, elas devem explorar e entrar em contato com novas pessoas. A autoridade do professor, do técnico, do ou diretor faz com que a criança aprenda a lidar com o certo e o errado fora de casa, é um ponto a ser lembrado também.

OBS: Digo todas essas palavras, mas também peço que veja bem onde matricula o seu filho, existem muitas pessoas com dinheiro construindo grandes centros, mas que não entendem nada de educação, saiba onde está colocando, vá ao local, visite as instalações, converse com os funcionários, entenda a filosofia da instituição.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Conheça o Fla em Dia, projeto ousado de torcedores rubro-negros

Olá amigos rubro-negros e de outros clubes. Se você sonha um dia ver seu clube do coração andar bem financeiramente, já tem algo para inspirá-los, o Fla em Dia é um projeto 100% externo ao clube e comandado por um grupo de fanáticos flamenguistas. E um ano o projeto já pagou mais de meio milhão de reais em dívidas fiscais junto a receita federal do Brasil.

O projeto

O "Fla em Dia" foi criado por um grupo de torcedores fanáticos do Flamengo com a intenção de diminuir a dívida do clube. Com DARFs de no mínimo 10 reais, cada torcedor cadastrado no site poderá contribuir, em tempo real o site do projeto vai informando quanto a torcida já pagou.

Até o dia 10 de Junho (às 20h37min) pelo menos 17 mil e 500 torcedores estavam cadastrados no site, mas a grande maioria não colabora assiduamente. Fazendo uma continha rápida, se os 17 mil e 500 doassem 10 reais por mês, a dívida teria 175 mil descontados todos os meses, mas não é isso que se vê, no primeiro semestre de 2015, apenas 100 mil foi descontado.

Em 2014, o desconto total foi de 483 mil reais. O projeto também lança algumas promoções como o sorteio mensal de uma camisa autografada para quem doa pelo menos 10 reais ou a opção de doar 2 mil reais e ganhar a camisa autografada por qualquer jogador que o torcedor escolher, automaticamente.

A iniciativa

Ainda recente, este projeto tem tudo para crescer e ajudar ao clube. Hoje mais de 500 mil reais foram em dívidas foram pagos pela iniciativa da torcida através do "Fla em Dia", que oferece um mecanismo muito fácil para a torcida rubro-negra, basta entrar no site www.flaemdia.com.br e se cadastrar, após o cadastro basta gerar uma nova DARF e pagar. Pronto, já terá ajudado ao clube.

Por enquanto, os números são tímidos, apenas 17 mil pessoas cadastradas, mas ainda não tem uma publicidade elevada, por isso a torcida rubro-negra precisa abraçar a causa e compartilhar o máximo possível, para que um número maior de torcedores possam salvar o clube das contas com a receita.

Atualmente o Flamengo tem uma dívida ativa avaliada em pouco mais de 330 milhões de reais, algo bem mais baixo do que três anos atrás quando a atual diretoria assumiu. O "Fla em Dia" tem como missão liquidar 6 milhões em dívidas fiscais.

Veja a distribuição, pelo Brasil, dos "Fla Darfeiros", como estão sendo chamados os contribuintes:

Clique para ampliar
Investir no programa é melhor do que virar sócio torcedor

Se você não mora no Rio de Janeiro e quer se tornar sócio do Flamengo, mas não se torna por causa da distância, vale a pena se cadastrar no "Fla em Dia" e pagar no mínimo 10 reais em DARF por mês, em 1 ano terá pago 120 reais em DARF, que multiplicado por um número pequeno de pessoas como 10 mil, teríamos 1 milhão e 200 mil por ano descontado da dívida do clube apenas com o movimento fora do Rio de Janeiro, coloquei um número mínimo de 10 mil pessoas fazendo isso, mas com 30 milhões de torcedores espalhados pelo mundo, a quantidade poderia ser bem mais alta.

Parabéns aos responsáveis pelo "Fla em Dia", torço para que outras torcidas criem algo parecido, se já existe, eu não conheço, podem me indicar nos comentários! Se não existe, criem e ajudem seus clubes, é uma excelente maneira em ajudar sem medo do dinheiro passar pelas mãos de políticos do clube. Abraço e até a próxima.

Informações:
Site: www.flaemdia.com.br
Página no Facebook: www.facebook.com/flaemdia

sábado, 6 de junho de 2015

3 motivos para Juve e Barça levarem a tríplice!


A temporada europeia vai chegando ao fim e como sempre o melhor é deixado por último. A final da Champions League é aguardada pela grande massa futebolística, visto em conta que o torneio entre clubes é o maior do planeta, por envolver grandes craques, times consagrados e as altas cifras em seu redor.

Nesta temporada de 2014/2015, Juventus e Barcelona chegam a final com todos os méritos. Tiveram adversários cascudos em todas as fases e vem de ótimas temporadas, ambos com dois títulos: Os dois campeonatos nacionais que disputam. Além disso, esta é a 7ª final para as duas equipes, com 2 troféus para a Vieja Senora e 4 para os Culés. 

Vejamos agora 3 motivos para o Barça e a Juventus levarem a 3ª taça na temporada, a mais importante de todas: a Champions League!

Juventus


Tevez está em grande fase e em ótima temporada: Carlitos voltou a fazer o que sabe: jogar bem desde os tempos de Boca, Corinthians, United, etc, etc. É sem dúvida o grande destaque da Vecchia Senora nesta temporada com 27 gols ao todo (20 no italiano e 7 na Champions), juntamente com Morata, marcando nas semis e nas oitavas de final. Além disso, o craque argentino é referência no time de Allegri e pode ajudar a trazer o título de volta para terras italianas, o último, ganho pela Internazionale em 2009/10.

A ótima temporada da Juventus: Vencer o Campeonato Italiano com sobras pela quarta vez consecutiva e com 4 rodadas de antecedência é para poucos. A Juve também venceu a Copa da Itália em cima da Lazio e agora está a um passo de conquistar a tão sonhada tríplice coroa. Em 38 jogos pelo nacional foram incríveis 26 vitórias e apenas 3 derrotas. Pela Champions, as dúvidas surgiram com dois reveses para Olympiacos e Atlético de Madrid na fase de grupos, contudo, o clube não perdeu mais até aqui, conquistando 7 triunfos e 3 empates. A ótima temporada até aqui pode aumentar os ânimos dos comandados de Massimiliano Alegri para conquistar a terceira taça.

Quebra de jejum e oportunidade histórica: A Juventus chega de uma maneira inédita a final. Não que a equipe não fosse capaz de tal mérito, entretanto, era visto como a última força entre os 4 semi-finalistas. Bateu o Real dentro de casa e arrancou um empate no Bernabeu conseguindo a classificação e calando a boca dos jornalistas que davam a classificação dos merengues como certa. A Vieja Senora não chegava a final da Champions desde 2002/03 e a última conquista ocorreu na temporada 1995/96, exatos 19 anos. Juntando esses dados a possibilidade de trazer a terceira orelhuda para Turim, a Juve pode bater o incrível Barcelona de Messi, Neymar e Suárez, que vem quebrando recordes, e fazendo história no futebol espanhol.

Barcelona


Messi: Ele está entre nós: Assim como Tévez está em grande fase pelos bianconeros Lionel Messi está em grande fase para os culés. Segundo o site Goal.com Messi tem 56 gols na temporada, sendo 43 pelo Espanhol, 10 pela Champions e 5 pela Copa do Rei. Além de goleador, o craque também está exercendo a função de garçom muito bem. Já são 25 assistências na temporada, números altos comparados com as temporadas anteriores. La pulga pode se tornar o primeiro a ser 5 vezes o artilheiro da Champions, superando Gerd Muller que o foi em 4 edições. Olho no argentino!

O Barça também está em ótima temporada: O Barcelona de Luís Henrique está em uma vislumbrante temporada. Campeonato espanhol ganho com sobras em cima do Real Madrid e na casa do rival Atlético, vingando a temporada passada. Além disso, Messi e companhia venceram a Copa do Rei em cima do Athletic Bilbao e ajudou o Barça a passar com folgas o Manchester City, PSG e Bayern, perdendo apenas um jogo nas fases eliminatórias. Pelo espanhol são 30 vitórias em 38 jogos; na Champions são 10 triunfos e 2 derrotas, com 100% de aproveitamento jogando em casa. Se continuar assim, a tríplice poderá vir para a Catalunha.

O imparável trio MSN (Messi, Suárez e Neymar): O trio que marcou a temporada 2013/14 foi o BBC (Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo). Na temporada 2014/2015 o trio sul-americano de Messi-Suárez-Neymar vem conquistando o mundo com um trio ofensivo e com números muito expressivos, marcando 120 gols até aqui. Mesmo Suárez entrando um pouco depois no time, devido a suspensão da FIFA, o uruguaio se encaixou muito bem no time de Luís Henrique e conquistou os catalães. O trio rendeu bons frutos: como já dito, dois títulos e volta a final da competição mais importante entre clubes do mundo. Se o trio continuar do jeito que está, vai ser dureza Buffon e companhia parar esses craques. O próprio arqueiro declarou o desejo de que Messi jogue como um terráqueo, e não como um alien na final.

Diante disso repito aqui uma das frases batidas nos meios futebolísticos: em final, jogo grande, não há favorito. Há quem diga que existe um leve, isso mesmo, leve favoritismo para o Barcelona. Neste momento da temporada, não consigo de fato apontar um dos dois times a mais cotado para levar a taça. Os pontos citados acima mostram o equilíbrio das duas equipes. Se por um lado a Juventus tem uma ótima defesa mesclado com bons meias e um ataque em grande fase, o Barcelona conta com um meio campo criativo e com sua poderosa linha de frente comandado por Messi. 

Uma coisa é certa meus caros: Teremos novamente uma grande final de Champions League.

Que vença o melhor.

Leia outros textos como este no blog Café Esportivo, parceiro do Idioma da Bola.